https://pt-pt.khanacademy.org/
- Página inicial
- BE Sec. António Sérgio
- Educação LIterária
- Contos de aula
- Documentos
- RBE
- PNL
- Rede Bibliotecas de Gaia
- À Boleia da Baleia
- Jogatina Escolar
- Clube Maker
- Instagram da Rede de Bibliotecas de Gaia
- Repositório de ebooks: clássicos ...
- Repositório de ebooks: infantil
- Recursos para aprender Matemática
- Podcasts
- Contactos
terça-feira, 2 de junho de 2015
NA BE MARQUES DOS SANTOS A SEMANA DA LEITURA CONTINUA....
1º MOMENTO: NARRAÇÃO DO CONTO "O POTE VAZIO" NAS TURMAS DE 3º E 4º ANOS
2º MOMENTO: DISTRIBUIÇÃO DOS CERTIFICADOS DE LEITOR+ NAS TURMAS DA PRÉ
2º MOMENTO: DISTRIBUIÇÃO DOS CERTIFICADOS DE LEITOR+ NAS TURMAS DA PRÉ
segunda-feira, 1 de junho de 2015
sexta-feira, 29 de maio de 2015
quarta-feira, 27 de maio de 2015
OUVINDO O CONTO "O POTE VAZIO"...NA BE DE SANTA MARINHA
Os alunos do 5º ano vieram à biblioteca ouvir o conto "O Pote Vazio", narrado pela professora Maria João Castro....ouvir narrar uma história, mesmo nos nossos dias, continua a ter esse efeito de encantamento sobre os alunos....que o ouviram com muita atenção!
A LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA
Uma das lendas que o aluno brasileiro António Ismael contou, hoje na Biblioteca:
Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.
Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.
Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.
Lenda do Brasil
VITÓRIA-RÉGIA
A
lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região
Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens
índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em
uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a
Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.
Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.
Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.
Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.
Lenda do Brasil
Subscrever:
Mensagens (Atom)



