quarta-feira, 27 de maio de 2015

OUVINDO O CONTO "O POTE VAZIO"...NA BE DE SANTA MARINHA

Os alunos do 5º ano vieram à biblioteca ouvir o conto "O Pote Vazio", narrado pela professora Maria João Castro....ouvir narrar uma história, mesmo nos nossos dias, continua a ter esse efeito de encantamento sobre os alunos....que o ouviram com muita atenção!







 

A LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA

Uma das lendas que o aluno brasileiro António Ismael contou, hoje na Biblioteca:


VITÓRIA-RÉGIA

A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.

Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.

Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

Lenda do Brasil