terça-feira, 11 de novembro de 2014

O S. MARTINHO NA BE SANTA MARINHA

O S. Martinho foi assinalado na Biblioteca com um concurso de quadras alusivas.
As imagens ilustram a atividade e referem as quadras mais conseguidas, bem como o nome dos referidos autores.




EXPOSIÇÃO-VENDA DOS LIVROS DA AJUDARIS

O nosso agrupamento apoia o projeto Ajudaris, pelo que na Biblioteca da EB de Santa Marinha  encontram-se à venda exemplares dos diferentes livros que a Ajudaris editou ao longo dos últimos anos.
Cada exemplar custa 5 Euros, uma quantia pequena que contribuirá certamente para o trabalho fantástico de SOLIDARIEDADE que a Ajudaris vem realizando há já alguns anos.

APOIE ESSE TRABALHO, ADQUIRINDO UM DOS LIVROS  DA AJUDARIS!


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

TRABALHANDO AS TRADIÇÕES DE S. MARTINHO.......



Trabalho de Maria Jesus Sousa com imagens da Revista Coisas de Criança (nº 2) e canção Lenda de S. Martinho do álbum Canta o Galo Gordo de Inês Pupo e Gonçalo Prata.

Ia o s. Martinho no seu cavalinho
Viu um rapazinho a tremer de frio
Assim que o viu saltou para o chão
Apertou-lhe a mão, deu-lhe a sua capa.

Tapa as costas tapa, não fiques molhado
Disse o S. Martinho desagasalhado.

A chuva no céu ao ver esta cena
Sentiu muita pena decidiu parar
O sol estava perto, veio devagarinho
Parecia verão, Verão de S. Martinho.

Partindo do visionamento desta versão da Lenda de S. Martinho, os  alunos do 4º ano da BE Marques dos Santos  estão a visitar a biblioteca para reaprenderem o que é uma lenda, conhecerem a Lenda de S. Martinho nesta e noutras versões. Associado à lenda, pesquisaram tradições de S. Martinho, fazendo uma recolha de provérbios e de canções alusivas que registaram num cartaz.

 1º MOMENTO: AUDIÇÃO DA HISTÓRIA, RECONTO, PESQUISA DE OUTRAS VERSÕES:


2º MOMENTO:  PESQUISA DE PROVÉRBIOS E CANÇÕES ALUSIVAS A S. MARTINHO
CARTAZ COM A RECOLHA DE INFORMAÇÃO






sábado, 8 de novembro de 2014

VICIADOS EM LIVROS - OUTUBRO


Em outubro, na BE de Santa Marinha e na rubrica "Viciados em Leitura", destacaram-se a turma 5º D que leu 60 livros e a melhor leitora da Escola,  a aluna Célia Vieira, que leu 8 livros!




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

SESSÃO DE FORMAÇÃO DO UTILIZADOR COM O 7º D SOBRE "THE BIG6"

Na Escola de Santa Marinha, as turmas do 7º ano estão a passar pela BE para conhecerem "The BIG6", um modelo de literacia da informação que os vai ajudar a realizar um trabalho de pesquisa com eficácia. Hoje foi a vez do 7º D conhecer o referido guião.


GUIÃO DE PESQUISA


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

......E PORQUE OS LIVROS SÃO MÁGICOS.....


AS TURMAS DA PRÉ TAMBÉM VÊM À BIBLIOTECA...

Os alunos da Pré da sala 5 vieram à Biblioteca Escolar para ouvirem falar das regras da LEITURA EM VAI E VEM, particularmente dos cuidados que devem ter quando usam um livro. Ouviram, de seguida, a história "O Nabo Gigante" e, na aula, fizeram a exploração gráfica da história com a professora titular.
1º MOMENTO:


2º MOMENTO


NA AULA



Os alunos da Pré da sala 6 vieram à Biblioteca Escolar já para realizarem o movimento da LEITURA EM VAI E VEM e ainda ouviram a história da "Branca de Neve", desta vez contada pela própria professora titular com a ajuda de um fantoche reversível!